
Durante boa parte do começo da adolescência, fui uma paga-pau do Shakespeare. Talvez porque eu não tinha nada melhor para fazer, e talvez porque precisasse de algo em que me refugiar.
Mas essa não é a questão. Apenas lembrei dele por causa de uma frase num antigo livro de português, que dizia “há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe a vossa vã filosofia”.
Nunca fui boa para entender o sentido de poesias ou qualquer coisa com ideologias escondidas. E também nunca fui boa com psicólogos.
Nas duas vezes em que precisei ir, meio a contragosto, ficava sentada naquela cadeira, olhando para alguém que tentava escavar minha vida e me forçar a dar respostas.
Foram duas situações diferentes, para resolver problemas que na época eram urgentes. Primeiro porque eu havia me perdido, e estava afundada em mágoas e traumas de infância. Não durei muito tempo por lá. Abandonei na primeira oportunidade que apareceu.
Em seguida, já não eram mais os traumas. Era apenas medo. Um medo estranho de que morreria a qualquer momento, mesmo que não houvesse motivo algum para isso. Só sei que perdi muita coisa por esses medos loucos. Principalmente pessoas.
Meses atrás me mandaram voltar ao psicólogo. Ou melhor, mandaram me jogar num táxi e me levar, mesmo à força, num psiquiatra.
Eu não queria mais voltar para aquelas cadeiras, e muito menos viver de remédios. Meu problema era outro, e estava muito além da ciência.
E aqui entra a frase do Hamlet. Porque pude descobrir o sentido dela, tantos anos depois, e num lugar esquecido por tantas pessoas – e que se eu contasse para as que são da minha idade, seria um motivo de piada.
Mas abri os olhos. E descobri a imensidão entre o céu e a terra.
A vida nos ensina.. às vezes só não estamos preparados pra aprender com ela.
ResponderExcluirHamlet é enjoadinho, desculpa. :)
A Megera domada e Otelo são bem melhores, pra mim.
Que coisa né? rss
ResponderExcluirtbm fui uma adolescente fã de Sakespeare rss
bjos e bom fim de semana adorei seu blog!
senta comigo um dia e me conta oq vc descobriu.
ResponderExcluir;**