10.5.11

E se eu não quiser?

Uma hipótese: você tem 16 anos, vai fazer vestibular pela primeira vez e precisa escolher uma profissão para o resto da vida. Certo? Certo nada! Aos 16 você mal sabe lavar suas roupas, quanto mais saber o que quer do futuro.

Eu escolhi jornalismo na sétima série e continuei nisso porque não me identificava com mais nada. Passei uma vez para biomedicina numa faculdade particular, mas nem cursei. Terminei virando uma estudante de comunicação numa universidade pública, o que me custou três anos de tentativas. E quer saber? Não faço à mínima ideia se escolhi a coisa certa.

Acredito que nem eu e muito menos você, somos obrigados a passar a vida fazendo o que escolhemos aos 16. Tem muita gente por aí que faz transferência interna, solicita avaliação de diploma ou simplesmente abandona tudo e faz um novo vestibular. Tudo bem que eu goste de jornalismo e queira trabalhar nessa área, mas isso não significa que preciso parar no tempo e abdicar de outras coisas.

Um dia ainda espero ter um restaurante ou uma cafeteria, passar num concurso público, escrever livros, ter uma revista de jornalismo literário, cursar cinema. Coisas que abrangem áreas diferentes e que me permitem testar a vida sob outros horizontes. Mas se aos 16 você soube escolher a coisa certa, parabéns. Você deve ter sido um adolescente muito chatinho e certinho. Aposto até que escolheu medicina e nunca saiu do papai-e-mamãe.


* Dedicado à Gabriela (Me paga uma coca?), aos que estão no desespero do vestibular e aos que acham que estão no curso errado.

8 comentários:

  1. Ah você escreveu pra mim esse texto! Escolher uma profissão pro resto da sua vida,aos 16/17 anos(no meu caso),é uma tarefa muito difícil,ainda mais pra quem é super indeciso,e se identifica em várias áreas 'diferentes' =/
    Mas como você disse,não precisamos ficar na profissão pelo resto de nossas vidas,ainda tenho que escolher qual profissão seguir,mas ainda quero mexer com moda,escrever um livro e viajar ao mundo,haha

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Larinha to eu aqui de novo, to viciada no vermelho escarlate rsrsrs, eu escolhi eng de alimentos, fiz mestrado e doutorado em eng quimica e agora to no jornalismo... aos 16 eu ainda colecionava papel de carta e sonhava com o Tom cruise todas as noites (kkk) aos 16 vc tem toda razão, não é época de fazer escolhas.. se eu tivesse escolhido tudo isso aos 16 anos provavelmente estaria fazendo outra coisa hoje bjs e fica bem!!

    ResponderExcluir
  3. Eu escolhi aos 11 anos cinema dai aos 16 percebi que não era o que eu queria (por causa do curso técnico que eu fiz) passei dois anos mudando de cinema pra psicologia e parei definitivamente em jornalismo. Esse será o meu terceiro vestibular também mas pela primeira vez tenho certeza de que eu estou prestando o curso certo!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi. Eu acho que estou no curso certo. Publicidade. Amo Jornalismo e quase fiz. Mas Jornalismo te limita, Publicidade te expande. E assim posso também trabalhar com Jornalismo, com Marketing, com radio e tv, enfim.
    Estou feliz, só estágio que esta difícil. he he

    ResponderExcluir
  5. Passar em 9 vestibulares pra Medicina é para os fracos, nós - os fortes e estudantes de comunicação - escolhemos com um ramo com muita competição e incerteza de salário (ou certeza de que ele será pouco). E que temos guardado numa caixinha mais uma meia dúzia de querer.
    Quero jornalismo, tv, moda, estilista, cafécafécafé, brechó, escrever livros, quero tudo na vida e mais o que aguentar.

    Vamos nessa que não tem cota limitada pra isso, Lara. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, meio um chute no saco, se eu tivesse um... Às vezes fico presa em ideias babacas que sou a única pessoa com eternas dúvidas, e olha que nem tenho mais 16, tsc...Recomeçar nunca é tarde.

    ResponderExcluir
  7. haha, amei o texto Lara *-* Acho injusto demais que essa escolha tenha que ser feita tão cedo ;/ E ainda tem a pressão para que façamos a escolha certa!


    Beijo :*

    ResponderExcluir
  8. Ri muito do "nunca saiu do papai-e-mamãe". haha
    Desde os 8 anos eu já tinha escolhido fazer Direito, mas aos 15anos fiz um tour e escolhia a cada mês um curso diferente. Hoje faço Direito, mas ainda tenho vontade de fazer outros cursos. Acho que estou no curso certo, embora acho que poderia estar em outros! hahaha

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? :)