13.7.11

Desafio Literário

Estou acostumada a ficar do lado que faz as perguntas e tal. Mas como a história aqui é sobre livros, e eu ando em crise de ideias, deixo para vocês o desafio que recebi da Roberta.

1 - Existe um livro que você leria e releria várias vezes?
R: Apesar de contar uma história bem bobinha, eu perdi as contas de quantas vezes li Crescer é Perigoso, da Márcia Kupstas. Sempre achei o livro bem gostoso de ler e sempre me identifico (e rio demais) com as merdas que acontecem na vida do personagem.

2- Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
R: Há muitos anos eu tentei ler O Nome da Rosa, do Umberto Eco, mas nem consegui. Eu começava, depois parava por um bom tempo e, como já tinha me perdido, retornava até o primeiro capítulo. O problema é que cansei de tantas citações em latim e abandonei de vez a leitura. Fiquei só com o filme.

3 - Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?
R: Com toda certeza, seria Cem Anos de Solidão, do Gabriel García Márquez. Além de eu já ter lido esse livro umas quinze vezes, é um dos poucos que não consigo cansar e toda vez que leio, percebo os personagens de uma maneira diferente e vou me identificando com algum.

4- Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo, nunca leu?
R: Eu queria ler Crime e Castigo, do meu querido Dodô, mas acho que ainda não estou preparada (ou com paciência suficiente) para encarar tantas páginas. Mas tem uma porção de outros livros que eu sempre quis ler... só me falta o dinheiro para comprar tudo.

5 - Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?
R: Alguns livros tiveram uns finais malucos, meio idiotas ou foram felizes e tal. Mas acho que Fim de Caso, do Graham Greene, e O Xangô de Baker Street, do Jô Soares, tiveram um final meio memorável.

6 - Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?
R: Minha mãe me deu de presente uma caixa com vários livrinhos de capas fofas (e que só agora descobri que eram da Coleção Paraíso da Criança), com historinhas tipo O Pequeno Polegar e A Cigarra e a Formiga, que eu lia antes de dormir. Depois, virei frequentadora assídua da biblioteca da escola.

7 - Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?
R: Foram tantos que eu nem lembro mais. Para ser boazinha, vou citar apenas A Rainha Liberdade, do Christian Jacq.

8 - Indique alguns dos seus livros favoritos.
R: Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez), O Olho da Rua (Eliane Brum), todos do Snoopy, Memórias de uma Gueixa (Arthur Golden), A Cadeira do Dentista (Carlos Eduardo Novaes), a maioria dos livros do Bukowski e da Martha Medeiros, e por aí vai.

* Eu teria que repassar o desafio para outras pessoas, mas vou deixar aberto para quem se interessar :)

Um comentário:

  1. Caramba, eu adorei esse desafio. Agora tenho uns rascunhos no meu blog, mas farei quando não tiver algo pra postar.

    Essas perguntas-e-respostas são uma delícia, porque é ótimo voltar nos arquivos e ler o que você considerava o máximo na época.

    Ainda tenho que ler Cem anos de solidão, mas tô sem ninguém pra me emprestar ou dinheiro pra comprar. Aí peguei Os irmãos Karamázov da minha irmã (: Espero começar em breve.

    Beijo, Lara!

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? :)