15.5.16

Leituras de abril

A garota na teia de aranha, David Lagercrantz
Continuar a história de outro autor é uma tarefa arriscada na literatura. Por isso, não me surpreendi com a grande quantidade de críticas negativas que encontrei sobre A garota na teia de aranha. Visto como uma obra única, sem comparar com os outros três volumes, o livro é bom. Tem uma narrativa fluida, ação e suspense o suficiente para prender a atenção e personagens que fazem sentido dentro da história. 

Mas se for para analisar como uma continuação da obra de Stieg Larsson, tenho que concordar com as críticas: o livro é decepcionante. Senti falta da química entre os personagens principais, muitos diálogos pareciam forçados e tanto a personalidade de Mikael Blomkvist quanto de Lisbeth Salander não parecia mais a mesma. E, sinceramente, qualquer pessoa que tenha lido a trilogia Millenium sabe que Lisbeth Salander é a melhor parte da história. 

Não quero me alongar e me tornar mais uma crítica desfavorável. A garota na teia de aranha é um livro que pode ser bom, excelente, ruim ou mediano, depende apenas do ângulo de análise. 


O quarto de Jacob, Virginia Woolf
Toda vez que leio Virginia, tenho a impressão de que todos os livros dela foram batidos no liquidificador e depois publicados. As histórias são fragmentadas, sempre há personagens esquisitos e no fim sempre fico com a sensação de estar perdida. Quando terminei de ler O quarto de Jacob, não sabia se achei o livro ruim porque não entendi quase nada ou se porque existe alguma possibilidade do livro não ser tão bom quanto os outros. Acho que o mais provável é que eu seja burra mesmo para entender Virginia Woolf.


Um comentário:

  1. Como que faz pra comentar sem ter lido sequer um dos livros que você citou? Bom, vou comentar então o fato de que você consegue se distanciar dos livros originais e julgar o livro de Lagercrantz de uma maneira não tão negativa, olhando por outro ângulo. Gosto de gente que consegue olhar as coisas de vários ângulos, acho bonito.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? :)